sábado, 15 de outubro de 2011

AdoraçaoVerdadeira parte 1: a história


Escrito por 
A bíblia diz que tudo coopera juntamente para o bem dos que amam a Deus! Tudo tem um propósito e nós esperamos que você não tenha deixado de se relacionar com o Papi enquanto ficamos fora… Todos temos acesso a Ele!!! Por isso te incentivamos a manter relacionamento com Deus e depender dEle, Ele é muito bom!!! =D
Hoje quero te falar exatamente sobre a busca por Deus através da adoração! Este post tem duas partes e a outra será amanhã, não perca hein!!! =D
Acho que você já ouviu algumas coisas sobre isso, mas talvez não da forma como iremos tratar.
Na bíblia tinha um cara que sabia muuuio disso! Achou que era Davi?? Bom, ele também, mas estou falando Do Cara que merece ser adorado: #JESUS!
Ele deixou muitas recomendações para nós, numa delas Ele ensina qual é a verdadeira forma de adoração!
Tenho certeza que esse ensinamento pode revolucionar sua vida cristã e te levar a um patamar onde poucos chegam: adorá-Lo em espírito e em verdade!! Buscá-lo por quem Ele é, não por o que Ele pode dar!  Estar na condição onde só o que importa é o que Ele está fazendo e os Seus propósitos.
Pronto(a) para isso?

Leia esse trecho:
“Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:21-24

Jesus é o cara!!! Nessa passagem ele quebrou vários paradigmas e tradições, mas Ele tinha um propósito eterno nisso!!
Vamos entender o que Ele falou em cada versículo:
“21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.”
Jesus estava na Samaria, que ficava no reino do norte.
Para te contextualizar bem rapidamente, o reino de Israel foi dividido em duas partes após a morte de Salomão. Duas tribos ficaram em no sul e constituíam o reino de Judá com Jerusalém como Capital, e as outras dez foram para o norte ou reino de Israel, e tinham a capital Samaria.
O rei Jeroboão, que levou o povo para o norte, fez um altar de adoração a um bezerro de ouro, tudo isso porque ele temia que no dia da adoração o povo fosse para Jerusalém (que era o lugar da adoração) e não voltasse mais. Só que essa atitude quebrou o reino e o povo se tornou escravo na Babilônia. Toda essa história está em I Re 16 -18. Vale a pena conferir!
Ok, agora vamos voltar. Éééé NMM também é história! hehe
Haviam dois lugares da adoração tradicional do povo: Jerusalém e Samaria. Mas Jesus, que não era nada tradicional, disse para a mulher, e para nós, que não havia mais nenhum lugar físico ou especial para adorar. O que Jesus estava falando era que todos podem adorar porque a adoração não está relacionada a um lugar específico. Vamos falar mais sobre isso lá na frente. Aguenta ai, hehe
Continuando…
“22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.”
Aqui Jesus disse que os samaritanos adoravam o que não sabiam, ou seja, quando o povo foi para a Samaria, o rei Jeroboão fez um bezerro de ouro para o povo adorar. Mas esse bezerro se perdeu quando o povo foi levado cativo para a Babilônia. Então no tempo de Jesus o povo samaritano mantinha uma tradição de adoração sem saber quem era que estava recebendo a adoração.
Jesus também disse uma coisa muito importante: que a salvação (Ele mesmo) vinha dos judeus (você pode conferir que Jesus é da tribo de Judá em Matheus 1).
Então podemos entender que a adoração verdadeira só pode acontecer através de Jesus! Ainda bem que temos Ele ao nosso lado hein!!!!

Bom, até aqui era só o aquecimento! Vamos pro que interessa mesmo! hehehe
Veja esse:
“23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
Uoooou! Jesus “quebrou tudo” nesse versículo!
Ele está dizendo que este é o momento (hoje) certo de adorar e esta adoração deve acontecer na esfera do “espírito e em verdade”, porque Deus o Pai, procura quem adora Ele assim!
Cara, Deus está procurando pessoas que O adorem verdadeiramente! Imagina que Ele é um selecionador de RH, Ele está procurando quem tem condições de “trabalhar” na empresa dEle!
Ele também disse a respeito dos verdadeiros adoradores, isso significa que existem os falsos. Mas o que é ser um falso adorador?
Sempre que ouvia sobre o “falso adorador” imaginava uma pessoa que não é cristã fingindo ser. Mas hoje compreendo que mesmo um cristão salvo, lindinho e cheiroso pode ser um falso adorador! Sabe por que??? Porque o que define é a “esfera” onde você adora e fazer isso com verdade.
Tá, mas como assim “esfera”??
Sabia que somos feitos de 3 coisas: corpo, alma e espírito. Cada um destes componentes tem suas características específicas e tem formas diferentes de adorar. Tudo começa no corpo, mas o objetivo é chegar na adoração em espírito.
 Vamos continuando…
“24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
Jesus continuou explicando que Deus é Espírito (com letra maiúscula se referindo ao espírito de Deus), ou seja, não pode ser visto nem apalpado. Por isso os que querem adorá-Lo devem fazer em espírito (minúsculo se referindo ao nosso espírito) e em verdade.
 Simples né??? Parece difícil e complicado, mas não é não. Na verdade o que Jesus fez foi:
  1. Mostrar que o estavam fazendo era errado no sentido da adoração.
  2. Ele quebrou todos os paradigmas e tradições sobre o que é adorar e onde adorar. Porque o lugar certo da adoração é está dentro de você!
  3. Ele abriu a porta para que TODOS pudessem entender a adoração real e pudessem ser adoradores verdadeiros.
Maravilhoso isso!
Como te falei este post será de 2 partes! Vou te deixar com água na boca para a parte final que será amanhã! =D
 Mas calma, pense nisso que falamos hoje!
Onde será que você se encaixa hoje: adoração no corpo, na alma ou no espírito???
 Ore, peça pra Deus te ajudar a entender e aplicar isso na sua vida! Nós desejamos que você seja umadorador verdadeiro, como os que o Pai procura!

Nenhum comentário: