quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Como viver um estilo de vida missional na prática


Quem tem lido meu blog ou me conhece pessoalmente sabe que estou completamente comprometido e conectado com a reflexão e prática missional e tenho refletido e escrito sobre isso sempre que possível e é um tema que tem aquecido meu coração e continuamente ardendo dentro de mim. Fui muito missional na prática mesmo sem saber o que a palavra significava nos primeiros anos de conversão como evangelista urbano no bairro que morava. Depois no seminário, mesmo vibrando com a academia, a igreja onde atuava exigia uma postura missional. Continuo professando pela graça mediante a fé a mesma Teologia bíblica-reformada que motivou o início na blogsfera. E hoje milito pela relação Teologia e Missão buscando sempre cumprir a grande comissão de Jesus (pressuposto do que é ser missional) como discípulo dele e professando Jesus, o Pai, a humanidade e a redenção como revelado nas Escrituras.
Quando o mundo ocidental era influenciado pelo cristianismo, missões significava levar o Evangelho para outros paises geralmente pagãos (e ainda significa e tem a sua urgência e lugar). A medida em que a pós-modernidade vai tomando corpo no Brasil, as gerações X e Y são desconfiadas da religião institucional embora ansiosas pela espiritualidade pós -moderna sem trabalhar com categorias absolutas em sua epistemologia (como saber ou como ter conhecimento). Hoje é urgente a necessidade de ensinar que todo cristão é um missionário e se não o é, "é um inpostor" (Charles Spurgeon). A sua vizinhança é um campo missionário e não somente o missionário pago e "profissional" que atua na agência ou na junta denominacional.

Como estou fomentando a reflexão e prática missional preciso escrever, sem presunção, como podemos ser missionais no nosso estilo de vida.

1 - Entenda que como discípulo de Jesus , a sua vida é uma missão e você é um missionário. Independente se faz parte de alguma agência ou junta missionária ou não, se é tempo integral no serviço cristão ou não, se é antigo na frequência a igreja ou recém - convertido, você é um agente da missão na história da redenção.

2 - Enfatize mais o que Deus está fazendo na história em seu contexto local e priorize o Reino de Deus do que seus problemas pessoais e seus dramas existenciais (não estou dizendo que suas dores não são importantes ou minimizando o seu sofrimento). Claro que precisamos de consolo e encorajamento, mas quero fomentar nesse ponto a prioridade do avanço do Reino de Deus na história através da sua vida e da sua igreja local. Ore, atue, se engaje na missão de Deus em redimir todas as coisas, inclusive nós pecadores, através da obra de Cristo na cruz.

3 - Invista tempo com pessoas não-cristãs (casa, vizinhança, trabalho, clubes, shopping, etc....). Se conecte com vidas que não conhecem Jesus e procurem aplicar o Evangelho em suas vidas. Ame e sirva essas pessoas. Não fique enclausurado no gueto da sub-cultura "evangélica" mas interaja com as pessoas não-cristãs ao seu redor.

4 - Participe ativamente da vida de seu contexto local (bairro, cidade, distrito). Viva a vida no seu local. Seja freguês e seja assíduo nos locais (academia, restaurante, padaria, shopping, locais de estudos, cafeterias).

5 - Antes de evangelizar a pessoa, seja amiga dela.

6 - Conheça a cultura do seu local e se relacione com ela (nem fugindo totalmente nem abraçando-a totalmente). Biblicamente, a cultura está sob efeito da queda e por isso tem aspectos pecaminosos porém reflete a imagem e a criatividade de Deus. Nem tudo pode ser rejeitado nem abraçado apriori. Cristo redime a cultura (Col. 1:20; 2:20).

7 - Olhe para fora de sua igreja e ajude seu pastor a fazer o mesmo. As vezes, cristãos ficam viciados em estrutura de igreja e de forma religiosa acaba se detendo mais nos problemas internos esquecendo a missão da igreja em glorificar a Deus e adora-Lo servindo a comunidade local.

O que Deus está fazendo com a nossa família.

Contar experiência pessoal é um terreno perigoso. Minha motivação é abençoar você que está gastando tempo lendo essa postagem fomentando a vida em missão. Tudo o que Deus está fazendo conosco é pela Sua graça e para a Sua glória. Só quero testemunhar o que Deus tem feito em nossa vida.

Eu e minha esposa, nascidos e criados no Rio de Janeiro capital servimos o Senhor em uma pequena cidade na ensolarada Região dos Lagos a mais ou menos 100 km da capital.

Nós equilibramos nossa dedicação a igreja com lazer. Vamos ao cinema, cafeteria e a praia (em cidades próximas aonde moramos). Ali nos conectamos com pessoas e buscamos fazer amizade com elas. Também participamos de encontros esportivos na cidade onde moramos. Eu faço um curso na cidade. Isso tem gerado um imenso privilégio de apresentar e compartilhar o Evangelho. Claro que há muito o que fazer e nem sempre somos bem sucedidos. Mas confiamos no Senhor (1 Co 15:58). Fazemos isso mesmo eu sendo pastor em tempo integral e atuando na igreja.

Que Deus levante seus servos em uma postura missional e transforme essa geração consumidora (da religião) em autênticos missionários em seus contextos locais.

Nenhum comentário: