sexta-feira, 22 de julho de 2011

Líderes em Fuga.




É de impressionar a quantidade de pessoas que estão fugindo do ministério hoje em dia. É claro que há uma explicação óbvia para isso. O cansaço e o desgaste que o dia a dia normalmente trazem e o descaso na hora de construir um líder.

Houve um momento na igreja evangélica onde qualquer pessoa um pouco carismática que chegava na igreja era empossado em algum cargo. Isso gerou uma onde de ordenações precoces e conseqüentemente uma safra de obreiros despreparados.

A bíblia é clara quando diz que não devemos chamar ao ministério neófitos (gente nova) porque lhes falta além de conhecimento, maturidade. Muitos pastores se deixam levar pelas habilidades dos membros da igreja. Por exemplo, se uma pessoa é bem sucedida no seu trabalho secular com sua equipe, automaticamente será bem sucedida com equipes na igreja.

Ledo engano! Igreja não é empresa, e nem funciona como empresa. As relações que são travadas na igreja são fraternas enquanto as da empresa são profissionais. Os métodos das empresas são em busca de resultados os da igreja são em busca do caráter cristão.

Hoje, conheço inúmeros casos de pessoas que nem querem ouvir falar de igreja porque a experiência que tiveram no ministério foi traumatizante. Ou porque a liderança foi além do que um ser humano suporta, ou porque não houve zelo com o processo de discipulado. Que Deus nos ensine a deixar a teologia do desperdício de lado e investir nas pessoas certas em lugares certos.

Nenhum comentário: