sábado, 14 de maio de 2011

Restaurando a Visão Correta de Quem Somos e de Quem Deus É - Daniel Almeida
















Nos dias atuais, a adoração tem sido quase que a força motriz em algumas igrejas. Homens e mais homens se levantam para trazer de volta a “verdadeira adoração”. Alguns têm trazido a “arca” novamente, como sinal da “presença de deus” no meio do povo. Enfim, temos adoradores extravagantes, apaixonados, espontâneos... adorador de todo jeito. Olhando pra tudo isso, temo estarmos indo para outro lugar, longe da essência da adoração. Precisamos urgentemente restaurar nossa visão sobre adoração, e esta em espírito e em verdade. Quando penso em essência da adoração, o que vem primeiro em minha mente é restaurarmos a visão correta de quem é Deus. Quando temos uma visão errada de quem é Deus, tudo o mais, depois disso, sai errado. É muito comum vermos em nossos dias uma noção errada de quem é Deus, e isso por conta do nosso analfabetismo teológico. O pouco conhecimento que temos das Escrituras nos tornou rasos em nosso conhecimento de Deus.

A Bíblia nos apresenta Deus como Criador, Todo Poderoso, Onisciente, Onipotente, Soberano, Fiel, Santo, Justo, Eterno, Auto-existente, Auto-exaltado, Dono de tudo. Claro, a Bíblia declara mais coisas sobre Deus. Na verdade, ela nos revela tudo que precisamos saber sobre Ele. Quando desconhecemos ou ignoramos alguns dos seus atributos, erramos em nossa percepção de Deus. Dizem alguns que Deus é todo poderoso, mas não é Soberano. Ele não pode saber, dizem, o que vou fazer ou decidir ou que caminho vou trilhar. Com este tipo de conhecimento, facilmente erramos na adoração. Na verdade, caímos no mesmo erro dos samaritanos, que tinham uma visão parcial de Deus por não aceitarem o Pentateuco. Cristo confrontou a mulher samaritana quando disse: "Vocês adoram o que não conhecem” (Jo 2:22). Isso é o que tem acontecido com a grande maioria dos crentes. Para alguns, por exemplo, Deus precisa de nós, em algum nível, esquecendo eles que Deus é Eterno e sempre existiu, e antes de tudo existir por meio Dele, Ele já É. O Senhor não precisava e não precisa de nós pra ser exaltado.

Quando Isaías viu o Senhor, no capítulo 6 de seu livro, logo disse: “Ai de mim! Estou perdido!” (v. 5). Ele viu Deus em sua gloria excelsa. Hoje, nossa visão é pela fé diante daquilo que a Bíblia nos apresenta e nos mostra de Deus; mas como vivemos pela fé, contemplar Deus em Sua Palavra deve ter o mesmo impacto em nós que essa visão de Isaias. Nossa visão de Deus só é restaurada quando nos aprofundamos no estudo e meditação da Bíblia. É ela que nos trará de volta ao caminho da verdadeira adoração. Assim como o Rei Josias, em II Crônicas 34:18-21, que ao ouvir o Livro da Lei se viu confrontado e se quebrantou diante de Deus, restauraremos nossa visão sobre o Senhor e sobre quem Ele é.

O erro dos samaritanos confrontado por Jesus no capitulo 4 de João era justamente em torno da visão errada que eles tinham de Deus, e por isso eles estavam tão longe do ideal. Uma adoração sem conhecimento é gerada por falta de estudo das Escrituras. Minha redundância em torno da volta para as Escrituras é por que só a Bíblia nos levará a fazer o que Deus quer para agradá-lo.

Outra coisa que precisamos restaurar é a visão correta de quem somos. Hoje, vivemos uma supervalorização do homem que chega a ser idólatra. Olhamos para nós e nos achamos deuses. Nós bastamos! Não precisamos de mais nada a não ser nós mesmos! Quando volto para a Bíblia, ela apresenta algo muito diferente. Apresenta um homem carente, morto, separado de Deus, pecador, desesperado, sem nenhuma atração, digno da ira de Deus. Efésios diz que todos nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2:1). Isso é uma realidade! Se não formos vivificados pelo Espírito de Cristo, se não formos justificados e perdoados, seremos alvos da ira de Deus que virá para julgar todo o pecado. Quando olhamos pra isso que a palavra de Deus nos mostra e meditamos nela, logo temos outra visão de nós mesmos. Uma visão de que Deus é Deus e nós somos apenas seres pequenos, limitados e carentes.

Enquanto pensarmos que Deus busca o nosso louvor por que Ele depende disso, estaremos como os samaritanos: errados e levando um louvor profano ao Senhor. Ele não precisa e não depende do nosso louvor. Por ser Deus, Ele é auto-exaltado. O dom da adoração é um presente Dele a nós. E este presente deve ser usado com sabedoria e graça, lembrando que tudo vem Dele e é pra Ele.

Ao olharmos então para estas duas perspectivas, temos, primeiro, que Deus é acima de tudo digno de louvor e ao mesmo tempo Ele é Auto-exaltado, não precisando assim do nosso louvor. Segundo, somos pecadores carentes da sua Glória tendo o louvor não como barganha, mas como um dom do próprio Deus. O que teremos juntado isso? Deus sendo glorificado!

O chamado de Deus pra nós é pra nos satisfazermos Nele. Se como crentes buscamos glorificá-lO, exaltá-lO, agradá-lO, o que Ele nos oferece é satisfação. Satisfação Nele. “Deus é mais glorificado em mim ou em nós quando estou mais satisfeito Nele”, disse John Piper.

No diálogo com a samaritana, Cristo coloca a adoração em seu lugar. Nem no monte nem no templo, Nem em uma hora definida nem em algum lugar. A verdadeira adoração surge do conhecimento correto de Deus e da visão correta de quem sou. “Deus busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade”, disse Jesus. Em espírito: o homem longe de Deus, morto no seu pecado, mas que agora foi alcançado pela mensagem da cruz. Em verdade: vivendo uma vida nova com consciência verdadeira de Deus, nosso Senhor. Este conhecimento nos levará a adoração correta, pois nos tornamos gratos todo tempo pelo dom da salvação e isso nos levará à adoração, pois fomos feitos para Sua gloria, e nos satisfazermos em Deus.

Não precisamos de líderes de louvor pra nos conduzir em adoração. A função levídica foi substituída pela graça. Graça que nos faz ministros de Justiça, adoradores reais que vivem a adoração nos pormenores da vida. No levantar, no tratar com os outros, no ser/estar sozinho, adorando todo tempo e o tempo todo. Nascemos pra isso, viveremos, pela graça, por isso e morreremos ansiando ver aquele que é digno da nossa adoração.

A Ele a gloria. Ao cordeiro de Deus que morreu e ressuscitou, seja toda adoração. Amém.

Nenhum comentário: