quinta-feira, 6 de maio de 2010

Escravos da ignorância


Quando a Princesa Isabel assinou a famosa Lei Áurea, "pondo fim" a séculos de escravidão negra no Brasil, houve grande comemoração entre os negros. Podiam, enfim, abandonar a senzala e mandar às favas seus senhores e carrascos. A tão sonhada liberdade se tornava uma realidade.



Mas, não demorou muito para surgir na cabeça de muitos daqueles "ex-escravos" a grande questão. Ou melhor, duas grandes questões: o que é a liberdade? E o que devo fazer com ela?


Sem respostas para estas questões, boa parte deles voltaram para seus antigos senhores para mendigar trabalho em troca de um prato de comida e um lugar para passar a noite. Foi assim que a escravidão continuou, e continua, a existir no Brasil até hoje. Esta era a única forma de vida que eles conheciam. Ser livre era complicado demais. A escravidão não era apenas física, mas também mental - ou intelectual. A verdade é que eles podiam ser livres - livres de verdade. Mas eles não conheciam esta verdade, por isso permaneceram escravos.


Na nossa vida cristã não é diferente. O desconhecimento da verdade contida na Palavra de Deus tem feito escravos, tanto fora quanto dentro das igrejas. E não se trata do tão falado "escravo do pecado", mas de uma nova modalidade de escravidão: o escravo do desconhecimento - ou da ignorância.


O apóstolo Paulo adverte os cristãos de Colossos: "tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" (C.2:8).
E insiste mais à frente, no versículo 18: "ninguém vos domine a seu bel prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos...".
O apóstolo recomenda, aqui, aos cristãos daquela cidade, cautela contra todo tipo de artifícios humanos e seculares, usados nas igrejas para escravizar a mente daqueles que desconhecem a graça salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo. E não estou falando daqueles que ainda não o aceitaram, mas daqueles que aceitaram, não a Cristo, mas ao produto das "tradições dos homens" e dos "rudimentos do mundo", que lhes foram apresentados como sendo Cristo.


A igreja de Colossos também sofria com estes falsos obreiros que "com pretexto de humildade e culto dos anjos", se aproveitavam da falta de maturidade cristã, provocada pelo desconhecimento da Palavra, manipulando os fiéis, para satisfazer aos seus próprios deleites. A falta de visão espiritual não lhes permitia enxergar o lobo que estava por baixo daquela vestimenta de pastor.
Alguns versículos antes do usado em nosso tópico (Jo. 8:12), Jesus afirma que aqueles que não o seguem andam em trevas. E, quem anda em trevas, logicamente, não consegue enxergar.
É possível, então, que cristãos que afirmam conhecer a Jesus e andar com Ele, ainda andem em trevas? Infelizmente sim. As igrejas estão cheias deles. Dizem seguir a Cristo sem ao menos conhecê-lo.


Diz o sábio Salomão que "... a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito" (Prov.4:18).
Mas, muitos cristãos nunca saem da madrugada. Parece até que são notívagos, pois nunca dão chance para que a luz do conhecimento de Deus chegue às suas mentes. O resultado é que essas pessoas se tornam presas fáceis do "senhores" do falso conhecimento. Deixam-se dominar por estes manipuladores em troca de um prato de "comida estragada", voltando à escravidão.
Este ensinamento do Mestre deveria ser mais bem interpretado. Quem liberta não é a verdade pura e simples, e sim, o conhecimento dela. Sem este conhecimento o homem se torna escravo de sua própria ignorância.


Também aos Gálatas, no Capítulo 4, o apóstolo faz recomendação parecida, pedindo que eles deixassem de ser escravos, pois, como meninos (sem conhecimento pleno) estavam reduzidos à servidão, e, passassem a ser filhos, herdeiros de Deus por Cristo. Os versículos 8 e 9 deste capítulo são esclarecedores: "mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis (eram escravos) aos que, por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus...como tornais outra vez a estes rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?"


Nos dias de hoje, creio que ele gritaria bem alto: oh! Santa ignorância! Como vocês gostam de ser escravos!


Cristo nos libertou para que fôssemos de fato livres. E isto muito antes da Princesa Isabel libertar os escravos negros do Brasil. Mas, passados mais de dois mil anos, mesmo com os ensinamentos preocupantes de Paulo, e de muitos outros grandes homens de Deus, multidões tornam à servidão, mendigando um prato de resto de comida, para lhe saciar a fome da alma. Conheça a verdade! Só o conhecimento liberta!


Elias Soares

Fonte: http://www.guiame.com.br/

Nenhum comentário: