domingo, 30 de maio de 2010

Deus meu, Deus meu, por que me Desamparaste – R. C. Sproul


Qual foi a resposta de Deus a pergunta de Jesus: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste" ?



Podemos estudar isso de duas maneiras. De um lado, não houve nenhu¬ma resposta. Jesus gritou essa pergunta aos céus. Ele a gritou audivelmente, e não houve nenhuma resposta audível. Até onde o Novo Testamento indi¬ca, há apenas três ocasiões em que Deus falou audivelmente, e essa não foi uma delas. O Filho de Deus gritava em agonia e o Pai permanecia silencioso.
Por outro lado, poderíamos dizer que, três dias depois, Deus proferiu uma resposta com o túmulo vazio trazendo de volta o Santo dos Santos. Creio que aquele grito doloroso de Jesus na cruz é um dos versículos mais importantes e mais mal compreendidos de toda a sagrada Escritura. Já se esgotaram todas as possibilidades de explicação para ele. Albert Schweitzer encheu-se de consternação e viu nele um indício de que Jesus morreu num espírito de amarga desilusão, que ele havia gasto seu ministério esperando que Deus inaugurasse o seu reino dramaticamente através do ministério de Jesus — e Deus não o fez. Schweitzer cria que Jesus se permitiu ser preso e levado até o Gólgota esperando que Deus fosse resgatá-lo da cruz no último momento. Subitamente, quando Jesus percebeu que não haveria nenhum resgate, ele gritou numa desilusão amarga, e morreu uma morte heróica, embora com um espírito amargurado. Essa foi a visão de Schweitzer, mas outros têm apresentado visões diferentes.
Sabemos que as palavras que Jesus gritou na cruz são uma citação exata do que Davi escreveu no Salmo 22. Algumas pessoas dizem que aqui, em sua agonia, Jesus voltou-se para o seu conhecimento das Escrituras recitando-as. Não creio que Jesus estivesse apenas citando versículos bíblicos na cruz, mas certamente teria sido apropriado que ele usasse uma afirmação das Escrituras para expressar a profundidade de sua agonia.


Quando fui ordenado tive a oportunidade de escolher meu próprio hino de ordenação. Escolhi "E meia noite no Monte das Oliveiras."


Há um verso naquele hino que diz que o Filho do homem não foi desamparado pelo Pai. Apesar de amar tanto o hino, detesto esse verso porque não está certo. Jesus não apenas se sentiu desamparado na cruz; ele foi totalmente desamparado pelo Pai enquanto esteve pendurado na cruz, porque é exatamente esse o castigo que o pecado traz. Como o apóstolo Paulo elabora, o pecado nos separa da presença e dos benefícios de Deus. Cristo gritou: "Por que me desamparaste?" Não foi apenas uma pergunta; foi um grito de agonia. A resposta havia sido dada a ele na noite anterior, no Getsêmani quando o Pai deixou claro que era necessário que ele tomasse o cálice.

Fonte: http://www.oprincipaldospecadores.com/

Nenhum comentário: