quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Entendendo a Reforma: Os Cinco Solas






No dia 31 de Outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, Lutero afixou as suas 95 teses que acabaram provocando o grande movimento religioso, conhecido como a Reforma do Século XVI. Nelas Lutero convidava os interessados a debater a questão das indulgências (que eram vendidas para a construção da Basílica de S. Pedro, em troca de perdão de pecados) e os males que esse tráfico religioso podia acarretar. Era costume na época afixar em lugares públicos temas ou teses para debate e convidar os interessados para discuti-los. Embora ninguém tivesse comparecido para o debate, em pouco tempo toda a Alemanha conhecia as teses de Lutero, que lhe custaram á excomunhão, mas que representaram também o começo da obra de purificação da Igreja e seu retorno à verdade. 
Em suas teses, Lutero questionava o poder (ou mesmo a intenção) do Papa de perdoar pecados ou de isentar alguém de penas, a não ser aquelas por ele mesmo impostas. Negava que esse perdão (de penas ou penitências) pudesse se estender aos que já haviam morrido e que, porventura, estivessem no purgatório. Para ele, só o arrependimento, seguido de atos de amor e penitência, com ou sem carta de perdão (indulgência) podia realmente perdoar pecados. Destacava o valor da Palavra de Deus, a qual não deveria ser silenciada em benefício da pregação das indulgências.
Foi o estudo da Bíblia que revelou quão longe a Igreja estava afastada da verdade e a trouxe de volta à pureza de sua crença primitiva. A Reforma restituiu à Igreja a crença em doutrinas chaves, que se tornaram essenciais para a sua pregação e para distingui-la dos erros que continuaram e ainda são mantidos pela Igreja Romana até os nossos dias. É a importância dessas doutrinas, conhecidas por suas designações latinas, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria, que quero apresentar, ainda que de forma breve, neste estudo.


Sola Scriptura: "Somente a Escritura"

Só a Escritura é a regra inerrante da vida da igreja, através da Palavra de Deus vidas podem ser salvas, curadas e libertas.A Palavra de Deus traz conhecimento, aproxima Deus das pessoas.



O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4: 6


Mas a igreja evangélica atual na prática não está sendo guiada pela bíblia e sim pela cultura. 
Os “líderes" atuais têm dado mais valor a experiências sobrenaturais, moveres, e alguns tipos de "unção" do que na Palavra de Deus.Porque será que a igreja esta doente? 
Só a Escritura e toda a Escritura! Não precisamos de outra fonte para saber o que devemos crer e como devemos agir. Hoje há uma tendência para se colocar a experiência humana e supostas revelações do Espírito no mesmo nível de autoridade das Escrituras, por parte de alguns grupos evangélicos. Na prática, às vezes essas experiências acabam se tornando mais desejadas e tidas como mais valiosas do que o próprio ensino das Escrituras. Tomam hoje o lugar que, no passado, tomava a Tradição. É preciso que voltemos ao princípio da Sola Scriptura, se quisermos ser realmente cristãos nas práticas. A Escritura, e não a nossa experiência subjetiva deve ser o nosso critério de verdade. Nossa pregação não deve visar o que agrada aos homens, mas o que agrada a Deus, já dizia Lutero. 


Solus Cristus: Somente Cristo


A Bíblia diz que ”há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus" 1 Tm 2: 5


O que mais se vê hoje em dia são pessoas procurando vários métodos para se achegar a Deus, é campanha disso, sete passos para isso, é jejum daquilo, mais a Bíblia diz que o único caminho que nos leva a Deus é Jesus. Essas atitudes têm levado o "povo de Deus" a adorar e depender mais dos meios do que a Jesus que é o único meio de chegar a Deus.
Quando o povo de Listra quis adorar a Paulo e Barnabé, sua resposta foi a seguinte:

Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles. At 14:15


Sola Gratia: Somente a Graça


Sola Gratia esta intimamente ligada ao princípio do Solus Cristus.


Paulo diz que "pela graça" que somos salvos, e não por outros meios. Ef 2: 8


Se olharmos para algumas igrejas "evangélicas" hoje vamos ver que muitas delas de uma maneira sutil tem cobrado indulgências das pessoas para alcançarem à salvação, e receber bênçãos.
Aquilo que motivou Lutero a brigar contra o Papa e as autoridades da igreja romana pela reforma da igreja, esta voltando a ser implantada, só que agora pela igreja evangélica. Aonde esta a Graça de Deus nisso tudo?
A Graça de Deus tem sido substituída pelas novas indulgências.

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Cor 12:9


Sola Fide: Somente a Fé


Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hb 10: 38


Se olhar para dentro de nossas igrejas vamos nos lembrar de várias pessoas que ja passaram por ela mais por um motivo ou outro ja não estão mais la.Porque será?
O que mais tem se pregado dentro das igrejas é o evangelho da prosperidade, e o evangelho de auto ajuda, onde se a pessoa for um dizimista fiel ela prosperara, e tudo que ela precisar ela vai ter, ou todos seus problemas vão acabar.
Será que foi realmente isso que Jesus prometeu?
Muitas pessoas não têm encontrado a tal riqueza dentro das igrejas, e nem todos os seus problemas estão sendo resolvidos e por isso elas tem se decepcionado com Deus e o abandonado, pois não aprenderão a viver pela fé, pois não foram ensinadas.


Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Fl 4: 12,13 

Soli Deo Gloria: Glória Somente a Deus

Dar glória somente a Deus significa que ninguém, nem homens nem anjos, deve ocupar o lugar que pertence a Ele, na igreja e em nossa vida, porque somente Ele é o Senhor.

Nossos interesses substituíram os de Deus nós estamos fazendo o trabalho Dele do nosso modo, e não estamos dando a Ele a glória devida. A perda da centralidade de Deus na vida da igreja de hoje é visível e lamentável. É essa perda que está permitindo transformar o culto em entretenimento, a pregação do evangelho em marketing, o crer em técnica, o ser bom em sentir-se bem e a fidelidade em ser bem-sucedido. Como resultado, Deus, Cristo e a Bíblia vêm significando cada vez menos para muitos de nós. Deus não existe para satisfazer as ambições humanas, os desejos, os apetites de consumo, ou nossos interesses espirituais particulares. Precisamos nos focalizar em adorar e glorificar a Deus, e não em satisfazer nossas próprias necessidades. Deus é soberano no culto, e não nós. 


Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não darei a outro, nem a imagens o meu louvor. Isa 42: 8 


Não podemos glorificar a Deus se não pregarmos apenas a sua Palavra, crermos somente em Cristo, dependermos somente da sua Graça, ter  apenas em Deus e dar somente a Ele toda Glória

Soli Deo Gloria
Luís Antonio Ramos

2 comentários:

Thaty nogueira disse...

O INÍCIO DE GRANDES MUDANÇAS NO MEIO DO POVO DE DEUS! DIA 31 DE OUTUBRO, UM GRANDE DIA... DIA DA REFORMA, DIA DO MEU ANIVERSÁRIO TAMBÉM... MAS INFELIZMENTE O MUNDO SÓ SE LEMBRA DO HALLOWEN. PESSOAS FESTEJAM UMA FESTA QUE É UM VERDADEIRO CULTO AOS DEMÔNIOS.POVO DE DEUS HÁ UM POVO MORRENDO POR FALTA DE CONHECIMENTO E É NOSSA MISSÃO LEVAR A PALAVRA QUE TRAZ LIBERTAÇÃO, POIS A BÍBLIA É VERDADE QUE LIBERTA!

Ewerton B. Tokashiki disse...

oi Luis

Excelente o teu blog. Parabéns!

um forte abraço, Pr Ewerton